sexta-feira, 28 de agosto de 2015

DEFININDO A DIABETES

O que é o Diabetes Mellitus?

Diabetes é uma doença crônica na qual o corpo não produz insulina ou não consegue empregar adequadamente a insulina que produz.

E o que é Insulina? Quais os efeitos de sua produção alterada no organismo?

Hormônio que controla a quantidade de glicose no sangue. O corpo precisa desse hormônio para utilizar a glicose, que obtemos por meio dos alimentos, como fonte de energia. Quando a pessoa tem diabetes, no entanto, o organismo não fabrica insulina e não consegue utilizar a glicose adequadamente. O nível de glicose no sangue fica alto -  a famosa hiperglicemia. Se esse quadro permanecer por longos períodos, poderá haver danos em órgãos, vasos sanguíneos e nervos.

Quais são os Tipos de Diabetes?
Diabetes Tipo I, que está ligado a fatores genéticos caracterizado pela pouca ou nenhuma liberação de insulina para o corpo. (RAMIRES, et al., 2014).Os pacientes diabéticos tipo I, em geral, apresentam-se com poliúria, polidipsia e polifagia (polis), com perda de peso que ocorre a partir de níveis glicêmicos superiores a 200 mg%. A ação inadequada da insulina leva à hiperglicemia e produção de corpos cetônicos. Em crianças ocorre com frequência micção noturna (nictúria) ou falsa enurese (BRICARELLO, sergio, lilliana.,fev 99)
Diabetes Tipo II, surge quando o corpo não consegue utilizar de forma adequada ou não produz insulina suficiente para controlar a taxa de glicemia, é o tipo mais comum de diabetes e esta correlacionado com o estilo de vida do individuo, por exemplo, uma alimentação desequilibrada, sedentarismo e também ao nível socioeconômico... (ROCHA; GONÇALVES., 2009). A diabetes tipo II também pode ocorrer por fatores genéticos..